Páginas

Editorial


A escola básica de Frejufe, situada em Silva-Escura Maia, apresenta neste momento seis salas de aula. Duas são direcionadas para Educação Pré-escolar e quatro são salas de 1º ciclo do ensino básico. Ao todo abrange 129 crianças sendo que 49 pertencem ao ensino pré-escolar e os restantes 80 ao 1º ciclo.

Esta escola apresenta um corpo docente empenhado, criativo com sensibilidade própria e perfil adequado. Os educadores de Infância, professores titulares, professores das AECS (Atividades de enriquecimento curricular) , a monitora do CAF (componente de apoio à família - pré-escolar) e SAF (serviço de apoio à família - 1º ciclo) realizam nesta escola atividades em articulação onde o profissionalismo e empenho estão patentes. As assistentes operacionais procuram evoluir apresentando as competências necessárias no exercício da sua profissão.

O objectivo deste estabelecimento enunciado no projeto educativo do agrupamento, no âmbito das diretrizes enunciadas nas orientações curriculares da educação pré-escolar, bem como o programa oficial do 1º ciclo, pretende responder às exigências morais, educacionais e sociais dos tempos que correm.

Podemos dizer que é uma escola virada para o rigor, a disciplina a educação a aprendizagem e consequentemente projetada para o futuro não descurando as ilações do passado.


Desde 2005, aproximadamente que esta escola possui um “ jornal escolar” , projeto criado pelo corpo docente de então. Este teve desde aquela época o objetivo de “…construir uma ponte entre a escola e a família, dando uma imagem do trabalho desenvolvido e da participação entusiástica quer dos professores, quer dos alunos.”

Os tempos mudam a evolução acontece… e por isso o nosso jornal está neste momento  direcionado para as novas tecnologias, em primeiro lugar pela sua função prática e pedagógica e em segundo lugar pelo facto de ficar muito mais acessível a todo e a qualquer um que o queira consultar.

Assim, esperamos que todos os que o consultem se sintam informados, inspirados e enriquecidos com os artigos publicados.

A Coordenadora
Ana M.

Sem comentários: